A Tecnologia evolui a passos largos, o touchscreen que é a sensação dos smartphones já pode se dizer com os dias contados. A previsão é que em aproximadamente 2 anos essa moda de aparelhos touch seja substituída por tecnologias de reconhecimento de voz e movimentos. Nos videogames isso já é uma realidade, o Nintendo Wii (pioneiro nos jogos onde você usa mais o resto do corpo do que necessariamente as mãos ) deu seu pontapé inicial, criando jogos educativos onde ele é seu personal trainner e você faz seus exercícios físicos na frente da TV. Mais poderoso que o Wii, está se mostrando o Kinect da gigante Microsoft, o Kinect torna completamente desnecessário o uso de joysticks. Mas estamos falando de videogame, vamos transferir isso para outras áreas, o Kinect não é um mero videogame, sua capacidade de captação de movimentos através de câmeras vai mudar segmentos como a medicina e a engenharia industrial por exemplo. Já imaginou, se anos atrás já houvesse um Kinect nas siderúrgicas, Lula e muitos outros torneiros mecânicos não teriam perdido o dedo, ou talvez ver uma orquestra sinfônica tocando Aud Lang Syne sem usar nenhum instrumento, apenas fazendo os movimentos como se os tivesse nas mãos. Bem, essa realidade é bem próxima, o touch está com seus dias contados. Segue abaixo alguns vídeos legais mostrando tecnologias que estão tornando o touch cada vez menos necessário:
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Notebook movido a água
Os designers japoneses Seunggi Baek e Hyerim Kim criaram o conceito Plantbook, um notebook que funcionaria à base de água e energia solar.
Além de usar as fontes renováveis, também polui menos o ambiente, pois o processo libera oxigênio em vez de gases tóxicos.
O aparelho ainda seria prático de carregar, graças à tela enrolável.
Para criar o sistema que alimenta o computador portátil os designers se inspiraram no bambu e na forma como a planta suga a água de que precisa.
No laptop conceitual, a água absorvida é usada em um processo de eletrólise, que libera moléculas de hidrogênio, usadas na produção da eletricidade armazenada pela bateria. O oxigênio gerado é liberado na atmosfera.
Para iniciar o processo de eletrólise, o laptop usa uma placa termosolar instalada no corpo do equipamento. Quando imerso em água, o aparelho automaticamente carrega sua bateria.
A indicação da quantidade de carga é feita por uma tira em formato de folha, feita de silicone com um filete de LED, que vai ficando verde à medida que a carga fica completa.
É a tecnologia dando show!
Fonte: techninja
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Quem é você?
O mercado de trabalho está como sempre concorrido, buscamos técnicas para nos manter visados pelo mercado e assim conseguir boas oportunidades, isso se aplica a praticamente todos os ramos do mercado de trabalho, sendo assim, a pergunta que faço é quem é você?
Esse tema é interessante, vamos ver aqui algumas práticas importantes para melhorar a maneira como nos apresentamos para as “oportunidades”. O profissional de empreendedorismo precisa saber impressionar seus possíveis clientes ou patrões. Impressionar mostrando conhecimento e segurança os quais adquirimos através de cursos, capacitações, certificações e é claro através do conhecimento empírico. Mas isso só é suficiente? Um profissional com currículo excepcional precisa saber fazer com que o mercado enxergue esse currículo, precisa se apresentar. Para isso temos diversas ferramentas de comunicação social que podem nos auxiliar nessa tarefa. As redes sociais são muito importantes, através dela você se conecta aos seus amigos, aos amigos dos seus amigos e por ai em diante, como redes sociais mais importantes eu citaria três:
Primeiramente o facebook, é uma rede social bastante popular, através dele podemos promover o nosso lado mais pessoal, lembrando, cuidado com o que você fala em suas redes sociais, isso poderá ser usado contra você. Use o facebook para se tornar popular, conheça pessoas e seja um formador de opiniões.
Em segundo lugar o twitter é uma opção essencial, nele estão incluídas pessoas e empresas. Apesar de parecer mais um lazer, o twitter pode ser um rica fonte de boas oportunidades, para ele se aplica o mesmo princípio do facebook, seja popular, forme opiniões, em outras palavras, seja um usuários com muitos seguidores.
Em terceiro lugar, completando o trio vem o LinkedIn, essa rede social é completamente profissional, nela você conhece pessoas da sua área de atuação, fortalece seu contato com pessoas e empresas sempre focado em assuntos profissionais. Para se ter uma ideia, o perfil no LinkedIn é nada mais nada menos que o seu curriculum.
Bem, feitas suas redes sociais, agora você precisa de uma forma alternativa de promover suas ideias, seus pensamentos, de trazer informações relevantes às pessoas. Nesse caso você precisa de um blog. Existem diversos tipos de blog, mas eu ficaria ou com o wordpress ou com o blogspot (ou blogger). Pessoalmente prefiro o blogger, acredito que os produtos da google são excelentes. O blog será o seu jornal de ideias, nele você mostra aos interessados informações de preferência referentes à sua área de atuação, demonstrando assim um pouco do seu domínio.
Por fim, após algum tempo suas necessidades se ampliarão e você vai sentir a importância de ter um site. O site, diferente do blog vai te proporcionar uma comunicação mais completa com as pessoas, nele você pode criar formulários, ter sua agenda, postar seus trabalhos, integrar seu sistema na web, criar portfolios dos seus trabalhos e saber a opinião de seus clientes ou se integrar melhor à sua empresa, o site é o seu outdoor, ele vai te ajudar a interagir com o mundo de uma forma poderosa. Uma regra é essencial na criação de um site, jamais abandone o seu blog e suas redes sociais, o seu site é completo, mas ele se completa com os demais mecanismos de comunicação.
A nossa apresentação pessoal é fundamental para nos lançar no mundo do empreendedorismo, devemos estar antenados aos mecanismos de comunicação e estar frequentemente nos atualizando e paralelo a isso sempre aprimorando nossos conhecimentos específicos.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Redes Sociais
Estou para entrar em um assunto delicado, algo que pode incomodar muita gente. Falar das redes sociais não é nada fácil, mas vamos iniciar explicando do que se trata. Redes Sociais como diria nossa amiga Wikipedia são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
As Redes Sociais são ferramentas muito úteis para os nossos relacionamentos profissionais, pessoais e acadêmicos, é através delas que mostramos o nosso perfil, que mostramos para o mundo quem nós somos. Temos hoje uma gama imensa de redes sociais de todos os tipos imagináveis, redes sociais de compartilhamento de arquivos, de compartilhamento de currículos, de ideias e pensamento. Segue uma lista das principais redes sociais conhecidas no Brasil: Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, Myspace, LinkeDin, Sonico, Kactoos, Habbo, Klikot.
Bem, não vou me prender a definir uma por uma, vou fazer alguns comentários a respeito de algumas. O Habbo é uma comunidade extremamente fútil, eu até diria infantil, nele o usuário cria um bonequinho que é a sua réplica no mundo do habbo e lá você conhece outras pessoas e pode ter uma pseudovida que muitos na verdade só vivem nisso. O que eu quero dizer é que existem redes sociais que realmente são meramente inúteis, são ferramentas eficientes para estimular a futilidade humana. No Brasil o Orkut foi um sucesso porque aparentemente aqui no Brasil, muito mais do que no resto do mundo, as pessoas têm um prazer em tomar conhecimento e falar da vida alheia, por isso o sucesso do Orkut no Brasil. Eu acreditava que a migração de muitos “orkuteiros” para o facebook era um reflexo de que nossa sociedade estava se tornando mais culta, mas foi um engano terrível, descobri que estão apenas transformando o face numa nova rede de fofocas. O facebook é uma ferramenta poderosa onde podemos fazer circular conhecimento, anunciar eventos, promover, conscientizar, enfim, é uma rede social realmente útil, só precisamos de foco.
O twitter é um caso muito parecido, o conhecido microblog é um mecanismo de informação rápida e prática onde através dele podemos solucionar até mesmo problemas de engarrafamento no trânsito. O LinekdIn é profissionalmente o melhor de todos, com ele você pode se auto promover, trocar conhecimento com profissionais da sua área, ampliar sua rede de possibilidades de emprego, descobrir promoções em cursos de capacitação, enfim, cada rede social tem o seu foco, mas precisamos direcionar o nosso foco naquilo que a rede social tem de útil para nós. Atualmente as empresas investem pesado na implementação de firewalls não necessariamente para se prevenir de ataques exteriores e sim para se prevenir contra a improdutividade de seus funcionários nas redes sócias.
Bem, para fechar esse artigo, eu deixo pra vocês dois vídeos que eu achei muito interessante, um é em inglês mas da uma explicação muito legal sobre as redes sociais e o outro é um vídeo do vlog do Edi onde o Édico faz um comentário muito bom sobre a maneira como gastamos nossas horas.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Eu quero trabalhar com informática! Mas em qual área?
A informática, pelo conhecimento que tenho se divide basicamente em três áreas: Banco de Dados, Desenvolvimento e Infra Estrutura de Redes. Vamos conhecer um pouco cada uma delas, suas vantagens e remunerações e o porquê de não ser legal tentar dominar TUDO.
Desenvolvimento
A área de desenvolvimento é a mais conhecida, na verdade a maioria das pessoas pensa que todo profissional de informática é analista de sistemas, e eis que eu quebro um dos tabus da informática. A área de desenvolvimento é muito ampla, além das tantas linguagens (C, C++, C#, Java, Ruby, Phyton, Rails, Delphi, .Net, asp, php...) que existem e suas especialidades temos os cargos da área de desenvolvimento, que basicamente são: Programador (o pedreiro propriamente dito), Analista Desenvolvedor (o engenheiro) e Analista de Sistemas (o arquiteto). Além desses cargos existem outros, analista de requisitos, profissional de teste, mas no geral esses três fazem tudo, são poucas as empresas organizadas o suficiente para ter cada cargo certinho, geralmente a empresa tem um ou dois DigiOperaProgramalista (se é que vocês me entendem). Pra trabalhar com desenvolvimento tem que ter muita paciência e uma lógica rápida, se você gosta de lógica de programação já é um começo! Os salários são bons, variam de R$ 500,00 à R$ 15.000,00, em média é o que pagam desde um Programador Estagiário a um Analista de Sistemas Pleno.
Banco de Dados
A área de banco de dados geralmente encanta a maioria dos profissionais, é objetiva, e aparentemente muito fácil. Em banco de dados trabalhamos com uma linguagem chamada SQL (Structured Query Language) ou Linguagem de Consulta Estruturada, o SQL sustenta a base de dados de quase tudo que você puder imaginar, as suas informações bancárias, seu cadastro no ENEM, seus dados no DETRAN e tantas outras coisas. A área de banco de dados é variada apenas nos gerenciadores de banco (Oracle, Microsoft SQL Server, IBM DB2, PostgreSQL...) que mudam um pouco o SQL padrão, mas são todos muito parecidos. Os cargos de banco de dados não são muitos, na verdade é basicamente um, o DBA (Data Base Administrator) ou Administrador de Banco de Dados. Os salários dos DBAs variam entre R$ 2.000,00 e R$ 17.000,00 onde dependendo da empresa varia do DBA Junior ao Pleno.
Infraestrutura de Redes
A área de infraestrutura de redes é quase tão extensa quanto à de desenvolvimento, é dividida em vários cargos e é aquela que as pessoas mais têm contato. A área de infra cuida da estrutura de informática, segurança, manutenção, e suporte ao usuário. Quase todo profissional de informática em seu início de carreira passa pelo cargo mais básico de infra, o Suporte ou Helpdesk. O pessoal do suporte são os profissionais mais desrespeitados da informática, eles sofrem as críticas infundadas dos usuários e se submete a absurdos onde ele se pergunta: cara será que infra é isso? A resposta é não, o suporte é prova de que nada na vida é fácil e que temos que superar obstáculos, ele nos ensina a ter paciência, a saber, lidar com pessoas e com desafios de curto prazo, o suporte nos ensina a improvisar de vez em quando, enfim, o suporte é essencial para o profissional de informática, é uma base. Mas voltando, a área de infra se divide basicamente em basicamente dois cargos: Administrador de Redes e Analista de Suporte. A diferença entre eles é básica, o analista de suporte lida com básicas soluções de rede e com soluções me sistemas operacionais e o administrador de redes lida com soluções avançadas em infraestrutura de redes. São esses profissionais os responsáveis por a suposta guerra entre Linux e Windows. Mas a grande verdade é que o profissional de infra pra ser bom mesmo tem que se garantir nos dois. Os salários variam entre R$ 700,00 à R$ 18.000,00 que varia de um estagiário a um Analista de Suporte Pleno.
Todo o profissional de informática, após uma forte bagagem de conhecimentos e experiências, pode vir a ser um gerente de TI e trabalhar com Projetos de Informática ou, algo muito maior que é chegar a ser um CIO (Chef Information Officer) que é o cargo mais alto da informática, um CIO pode chegar a um salário de R$ 45.000,00.
Bem pessoal, espero ter esclarecido, agora escolham...
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Joomla!
Joomla! (pronuncia-se djumla) é um Sistema de gestão de conteúdos desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL. É um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.7.0 (em 20 de Julho de 2011); a sua última versão legada é a 1.0.15. O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, tendo recebido o "Linux Awards".
Joomla segue o modelo de componentes que é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções Mambo. Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site. Já o componente Banners permite gerenciar publicidade na forma de banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques. Existem milhares de extensões, que podem ser encontrados no site oficial da comunidade, tais como galerias de fotos, sistemas de tradução, gerenciadores de formulários, e outros. Alguns componentes são gratuitos e/ou livres, licenciados sob a GNU GPL, porém alguns possuem licença comercial. Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente usando PHP e estilos/CSS ou pode-se criar um componente específico.
O Joomla, como outros CMS,ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal. No intuito de acabar com esse problema, foram criados CMS (Content Management Systems ou Sistemas Gerenciadores de Conteúdo), como o Joomla, que visam facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área. O usuário não precisará prever características básicas para o site, como login de usuários, criação, edição e publicação de conteúdo, publicação de "banners" de propaganda, pois esses recursos já estão pré-programados e prontos para serem utilizados. O Joomla conta com extensões que não estão em sua instalação básica, mas que podem ser adquiridos através de download dos módulos e componentes que aumentam sua funcionalidade. Resumidamente, o Joomla é um “esqueleto” de website pré-programado e com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web. Como afirma Sady Jacques, o embaixador da Associação Software Livre.Org: “O software livre é fundamental neste contexto de mudança de visão, ele traz o compartilhamento e colaboração como filosofia". Para o usuário iniciante existem diversas comunidades locais de Joomla onde pode ser conseguida ajuda no seu processo de aprendizado e mesmo na construção de projetos profissionais.
Segue abaixo links de sites desenvolvidos em joomla:
fontes: Wikipedia
Assinar:
Postagens (Atom)