quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Quem é você?

                O mercado de trabalho está como sempre concorrido, buscamos técnicas para nos manter visados pelo mercado e assim conseguir boas oportunidades, isso se aplica a praticamente todos os ramos do mercado de trabalho, sendo assim, a pergunta que faço é quem é você?
                Esse tema é interessante, vamos ver aqui algumas práticas importantes para melhorar a maneira como nos apresentamos para as “oportunidades”. O profissional de empreendedorismo precisa saber impressionar seus possíveis clientes ou patrões. Impressionar mostrando conhecimento e segurança os quais adquirimos através de cursos, capacitações, certificações e é claro através do conhecimento empírico. Mas isso só é suficiente? Um profissional com currículo excepcional precisa saber fazer com que o mercado enxergue esse currículo, precisa se apresentar. Para isso temos diversas ferramentas de comunicação social que podem nos auxiliar nessa tarefa. As redes sociais são muito importantes, através dela você se conecta aos seus amigos, aos amigos dos seus amigos e por ai em diante, como redes sociais mais importantes eu citaria três: 
                 Primeiramente o facebook, é uma rede social bastante popular, através dele podemos promover o nosso lado mais pessoal, lembrando, cuidado com o que você fala em suas redes sociais, isso poderá ser usado contra você. Use o facebook para se tornar popular, conheça pessoas e seja um formador de opiniões.
                 Em segundo lugar o twitter é uma opção essencial, nele estão incluídas pessoas e empresas. Apesar de parecer mais um lazer, o twitter pode ser um rica fonte de boas oportunidades, para ele se aplica o mesmo princípio do facebook, seja popular, forme opiniões, em outras palavras, seja um usuários com muitos seguidores.
                 Em terceiro lugar, completando o trio vem o LinkedIn, essa rede social é completamente profissional, nela você conhece pessoas da sua área de atuação, fortalece seu contato com pessoas e empresas sempre focado em assuntos profissionais. Para se ter uma ideia, o perfil no LinkedIn é nada mais nada menos que o seu curriculum.
                 Bem, feitas suas redes sociais, agora você precisa de uma forma alternativa de promover suas ideias, seus pensamentos, de trazer informações relevantes às pessoas. Nesse caso você precisa de um blog. Existem diversos tipos de blog, mas eu ficaria ou com o wordpress ou com o blogspot (ou blogger). Pessoalmente prefiro o blogger, acredito que os produtos da google são excelentes. O blog será o seu jornal de ideias, nele você mostra aos interessados informações de preferência referentes à sua área de atuação, demonstrando assim um pouco do seu domínio.
                 Por fim, após algum tempo suas necessidades se ampliarão e você vai sentir a importância de ter um site. O site, diferente do blog vai te proporcionar uma comunicação mais completa com as pessoas, nele você pode criar formulários, ter sua agenda, postar seus trabalhos, integrar seu sistema na web, criar portfolios dos seus trabalhos e saber a opinião de seus clientes ou se integrar melhor à sua empresa, o site é o seu outdoor, ele vai te ajudar a interagir com o mundo de uma forma poderosa. Uma regra é essencial na criação de um site, jamais abandone o seu blog e suas redes sociais, o seu site é completo, mas ele se completa com os demais mecanismos de comunicação.
                A nossa apresentação pessoal é fundamental para nos lançar no mundo do empreendedorismo, devemos estar antenados aos mecanismos de comunicação e estar frequentemente nos atualizando e paralelo a isso sempre aprimorando nossos conhecimentos específicos.

Um comentário:

  1. Realmente devemos ter muito cuidado com o que falamos na net.Hoje as empresas costumam dar uma olhada basica nas redes citadas ... ate por que o que falamos, é tudo um pouco de nos....
    Amei... Quem sou eu????

    ResponderExcluir